“Actual contexto internacional exige, dos governos, o reforço da diplomacia multilateral” – VPR

Esperança da Costa reafirma compromisso de Angola em manter relações diplomáticas cordiais com os restantes países

O actual contexto internacional exige dos governos o reforço da diplomacia multilateral e o aprofundamento dos princípios basilares dos Estados democráticos e de direito, bem como o respeito dos princípios fundamentais estabelecidos na Carta das Nações Unidas, afirmou esta quarta-feira [21.02.2024] a Vice-Presidente da República, perante os legisladores da OEACP-UE.

Esperança da Costa, que discursava na cerimónia de abertura da  1ª Sessão Plenária Parlamentar Paritária da OEACP-UE, enfatizou que Angola conquistou a paz, a reconciliação nacional, a estabilidade política e continua a pugnar pela preservação da paz. Ressaltou, a esse respeito, o facto de o Presidente João Lourenço ter sido designado, a 28 de Maio de 2022, pela União Africana, “Campeão para a Paz e Reconciliação em África”, pelo seu contributo para a prevenção, gestão e resolução pacífica dos conflitos prevalecentes, particularmente na Região dos Grandes Lagos.

A Vice-Presidente angolana ressaltou ainda o facto de, na última reunião da União Africana, realizada de 17 a 18 deste mês em Adis Abeba, Angola ter assumido  a Vice-Presidência da organização continental e preside, actualmente, à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). “Nestas tribunas, queremos continuar a desenvolver esforços para o diálogo, para a promoção da cultura de paz, no sentido de garantir e preservar a estabilidade e eliminar o terrorismo e as mudanças governamentais inconstitucionais”, exprimiu.

Esperança da Costa fez saber que Angola mantém relações diplomáticas cordiais com os restantes países e busca o estabelecimento de relações mutuamente vantajosas, o respeito da igualdade soberana e a integridade territorial dos Estados. Com base neste espírito, referiu, em Dezembro de 2022, o país acolheu a 10.ª  Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico, durante a qual assumiu a Presidência da Organização e, nesta qualidade, reafirmou os princípios e objectivos norteadores da mesma.

A Vice-Presidente da República referiu-se ainda à realização, na capital angolana, da Bienal de 2023 – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-violência, fomento da resolução pacífica de conflitos e incentivo ao intercambio cultural em África, a defesa do ambiente e ao diálogo intergeracional.

Fonte: Angop

Previous Angola advoga reforço dos acordos de parceria económica

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados